Programa - Corrida Na Ativa PDF Imprimir
Qua, 21 de Agosto de 2013 15:02

Apresentação do Projeto
 A Corrida Na Ativa é um projeto social criado em 2013 que visa o incentivo às práticas esportivas, a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida dos moradores de Belo Horizonte e Região Metropolitana. A Corrida tem como objetivo criar um elo entre esporte e ação social. Os participantes do evento, através de um ato de solidariedade e cidadania, contribuirão com o desenvolvimento e a construção de um futuro melhor para crianças, adolescentes e jovens da capital mineira e região metropolitana, dos segmentos econômicos menos favorecidos, que tiveram seus direitos violados.

JUSTIFICATIVA:
As práticas de atividades físicas vêm sendo um dos componentes mais importantes para proporcionar qualidade de vida e bem estar da população. A atividade esportiva contribui com a promoção da saúde, qualidade de vida e prevenção de risco de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e outras. A prática de esportes favorece tanto a saúde física e mental como desempenha papel fundamental na melhoria das funções cognitivas de quem as praticam.

Diante desse quadro, a Fundação CDL Pró-Criança criou, em 2013, o projeto Corrida na Ativa, que visa o incentivo e apoio às práticas esportivas, promoção da saúde e bem estar para os moradores de Belo Horizonte.  O projeto visa à arrecadação de verbas para a construção de brinquedotecas em instituições de acolhimentos, creches, hospitais, etc. Com isso, pretende-se contribuir para a promoção do desenvolvimento físico, psicológico e social das crianças e jovens, que tiveram seus direitos violados, que estão inseridos em um contexto de vulnerabilidade social, e/ou que se encontram doentes e hospitalizados. A brinquedoteca promove um ambiente agradável e alegre, que favorece o desenvolvimento e a ajude a criança enfrentar as dificuldades da hospitalização ou do abandono.

O conceito “Na Ativa” remete tanto a questões da prática do exercício físico quanto à participação em ações sociais, colocando as pessoas em uma atividade maior em ambos os sentidos. A corrida é um importante evento para o desenvolvimento social e econômico, gerando cidadania e igualdade de oportunidade para as crianças e adolescentes beneficiadas.

OBJETIVOS: Criar um elo entre esporte e ação social.

BENEFÍCIOS:

• Qualidade de vida;
  • Promoção à saúde;
  • Redução do sedentarismo;
  • Melhoria do espaço físico das instituições de acolhimento e hospitais;
  • Contribuir com o desenvolvimento psicomotor e cognitivo das crianças e adolescentes residentes das instituições de acolhimento beneficiadas;
  • Ajudar as crianças a enfrentar e superar os medos, angústias e ansiedade;
  • Criar um momento de lazer, diversão e alegria;
  • Inclusão social de atletas deficientes aos eventos esportivos do calendário de Belo Horizonte.
1ª edição da Corrida Na Ativa reúne mais de 600 participantes

Realizada pela Fundação CDL Pró-Criança, a Corrida Na Ativa reuniu, nesse domingo, dia 30, mais de 600 participantes na Savassi. A corrida teve como objetivo incentivar a prática de esporte e contribuir para o futuro de centenas de crianças por meio do programa Brincadeira é Coisa Séria, responsável pela implantação de brinquedotecas em casas-lares, creches e hospitais de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Todo valor arrecadado com as inscrições será destinado à construção de brinquedoteca.

Unindo esporte e ação social, a corrida, apresentada pela Faculdade Pitágoras, contou com três modalidades (corrida de seis e três quilômetros e caminhada de dois quilômetros), tendo como ponto de largada o Shopping Pátio Savassi. Os participantes percorreram as Avenidas Nossa Senhora do Carmo e Contorno, e as ruas Sagarana, Leopoldina e Major Lopes.

Segundo o presidente da Fundação CDL Pró-Criança, Vilson Mayrink, “o público que prestigiou nossa corrida foi bastante diversificado. Nós conseguimos envolver vários braços da sociedade, como o poder publico, entidades privadas e pessoas que se preocupam com o lado social. Nossa missão, nesse primeiro evento, foi cumprida, pois conseguimos despertar nas pessoas a atenção, não apenas para a prática do esporte e cuidados com a saúde, mas principalmente para o olhar com relação ao lado social”, avalia.

O presidente comenta ainda sobre a participação de ex-dependentes químicos na Corrida. “Foi algo que me deixou bastante alegre, pois, através de programas e incentivos dos poderes públicos, essas pessoas estão conseguindo buscar outros caminhos para sua vida, por meio do esporte”. A satisfação em participar da Corrida é percebida no depoimento do atleta João Hebert de Souza, ex-dependente químico. Ele reencontrou a vida através do esporte, das corridas. Dos 13 aos 33 anos, João foi viciado em drogas, “foram 20 anos de sofrimento para toda a família, cheguei até a morar na rua”, afirmou. “Passei nove meses internado e há cinco anos estou livre das drogas, o esporte salvou minha vida”, completou. Recuperado, o atleta comemorou a conquista junto com sua família na 1ª Corrida na Ativa. “Foi muito bom vestir a camisa da Corrida na Ativa, promover o esporte e a cidadania. Desejo que esta seja a primeira corrida de muitas que ainda estão por vir”, afirmou.

A Fundação CDL Pró-Criança agradece o apoio e parceria da apresentadora, Faculdade Pitágoras; da organizadora, TBH Esportes; dos patrocinadores Governo de Minas (Secretaria de Esportes), Band Minas, 98 FM, Jornal O Tempo, Diário do Comércio, Five Comunicação, Elemídia, Unimed e Rede Netimóveis; o apoio da Araújo, 102,9 FM, Z1, Instituto Ceasa Minas, Alta Energia, Everest Signs, Prodel, Loyola Canabravra, Gráfica o Lutador e Morieli Festas; e o apoio institucional da CDL/BH, CDL Jovem, Federação CDL, Prefeitura de Belo Horizonte, Belo Horizonte Conventions Bureau, Pátio Savassi, RedeGOTS e Minaspetro.
Última atualização em Seg, 26 de Agosto de 2013 11:45