Ver é Bom Demais PDF Imprimir
Projetos - Ver é Bom Demais
Sáb, 25 de Junho de 2011 19:22

altApresentação

A visão do ser humano se forma até os cinco anos de idade. O nervo óptico está em desenvolvimento nessa fase, o que facilita qualquer intervenção médica para corrigir problemas no campo da visão. Estima-se que pelo menos 28 milhões de pessoas no mundo não conseguem contar os dedos da mão do examinador a uma distância de 3 metros, que é o diagnóstico de cegueira conforme a Organização Mundial de Saúde - OMS. Se a distância é de 6 metros, o número de pessoas com incapacidade visual alcança a magnitude de cerca de 42 milhões. A detecção precoce dos problemas visuais é importante para evitar a cegueira e outros graves problemas oculares.

O Projeto Ver é Bom Demais, parceria da Fundação CDL com a CDL Jovem, visa facilitar o acesso à assistência oftalmológica para conhecer e dimensionar o problema da perda da capacidade visual de crianças e adolescentes, que prejudica o natural desenvolvimento das aptidões escolares, intelectuais, profissionais e sociais, comprometendo a interação e a participação social.

A prevenção em saúde ocular deve ser entendida como um processo educativo, em que a conscientização para a proteção e melhoria do nível de saúde visual depende do interesse e da participação dos envolvidos nas etapas do projeto. As ações do Projeto Ver é Bom Demais são realizadas através de um ciclo de atendimento dividido em três etapas: exame de acuidade visual, que se baseia na avaliação da acuidade de crianças e adolescentes; consultas oftalmológicas aos que apresentarem baixa acuidade visual, e fornecimento de óculos.

Metas

• Garantir a participação de 100% das crianças e adolescentes nos testes de acuidade visual e consultas oftalmológicas.

Estratégias

• Firmar parcerias para atender as demandas do Projeto

• Sensibilizar e capacitar voluntários com habilidade para a aplicação dos testes de acuidade visual

• Identificar e mobilizar oftalmologistas para realizar as consultas

• Viabilizar local para realização dos testes de acuidade visual

• Selecionar instituições a serem beneficiadas

• Apresentar o projeto e entregar kits informativos para as instituições participantes

• Sensibilizar os familiares e responsáveis pelas crianças e adolescentes sobre a importância da sua participação nas etapas do Projeto

• Realizar a aplicação de teste de acuidade visual, seguido de exame oftalmológico e fornecimento de óculos

• Acompanhar os resultados das etapas do Projeto

• Prestar contas aos parceiros

Impacto desejado

Melhoria do nível de saúde visual de crianças e adolescentes atendidas pelo Projeto

Melhoria no aproveitamento das aptidões escolares e intelectuais

Desenvolvimento de potencialidades e maior participação social

Estímulo de ações voluntárias

Aumento da auto-estima de crianças e adolescentes  envolvidos

Redução do grau de dependência familiar e social de crianças e adolescentes afetadas pela incapacidade visual

Mobilização da sociedade para contribuir nas ações do Projeto

Público alvo

Crianças e adolescentes beneficiadas pelas  instituições parceiras da Fundação CDL Pró-Criança, da cidade de  Belo Horizonte e região metropolitana.

Objetivo Geral

• Identificar e corrigir deficiências visuais em crianças e adolescentes de instituições conveniadas à Fundação CDL Pró-Criança

Objetivos Específicos

• Levantar o percentual de incidência de problema visual na população infanto-juvenil

• Contribuir para um melhor aproveitamento escolar

• Sensibilizar pais e educadores sobre a importância de um diagnóstico precoce

• Garantir sustentabilidade ao Projeto

Equipe técnica

Colaboradores da Fundação CDL Pró-Criança, da CDL/BH, do CDL/Jovem e pessoas da comunidade.

Indicadores de viabilidade

• Poder de articulação e credibilidade da Fundação CDL Pró-Criança

• Parcerias com laboratórios e óticas de Belo Horizonte

• Adesão de voluntários comprometidos com o Projeto

Avaliação

O Projeto Ver é Bom Demais será monitorado e avaliado de acordo com os seguintes indicadores de resultado:

• Número de crianças e adolescentes beneficiados

• Número de voluntários participantes

• Número de parcerias firmadas

• Grau de qualidade dos atendimentos realizados pelo Projeto

• Manifestações espontâneas divulgadas e publicadas na mídia e solicitações de informações sobre o  projeto

Resultados

Criado, em 2002, o projeto já realizou mais de 3.800 testes de acuidade visual, 1.500 exames oftalmológicos e entregou, no total, 1.158 óculos.

Última atualização em Seg, 09 de Junho de 2014 17:16